Home / Blog / Como colocar preço nos produtos da sua sorveteria?

Blog

Como colocar preço nos produtos

Como colocar preço nos produtos da sua sorveteria?

13 de abril de 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Gostando ou não de cálculos matemáticos, em determinado momento você será obrigado a calcular o preço de venda dos produtos oferecidos na sua sorveteria. Somente assim, será possível estabelecer uma noção exata a respeito da lucratividade que cada um deles oferece para o seu estabelecimento.

A definição do preço de venda é uma tarefa muito importante para o sucesso da sua empresa. Isso porque, cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio.

Conceitos fundamentais de como colocar preços nos produtos

Como colocar preço nos produtos

No entanto, antes de começar a colocar preço nos produtos da sua sorveteria, é preciso compreender alguns conceitos fundamentais para o estabelecimento desses valores, que são os custos, a margem de lucro e a percepção de valor.

Custos

O custo é tudo o que você gasta para colocar o produto nas mãos do consumidor. Ele pode ter fontes diretas ou indiretas. O custo direto é tudo aquilo que você gasta para fabricar o produto ou para adquirí-lo de um fornecedor, incluindo os impostos. Os custos indiretos são os administrativos e de manutenção do negócio, como luz, água, folha de pagamento, entre outros. 

Margem de lucro

Ao definir o custo do seu produto, somando os valores diretos e indiretos, é preciso determinar a margem de lucro, que é a porcentagem que você deseja ganhar em cima do  produto para remunerar o seu investimento. É a margem de lucro que traz o dinheiro para a sua empresa, pois o restante do valor será utilizado para pagar os custos de produção. 

Percepção de valor

A percepção de valor está ligada à marca da sua empresa, ao público que deseja atingir, à necessidade que os clientes têm a respeito do seu produto e ao seu marketing. Quanto mais eficaz for o marketing do seu produto, maior a percepção de valor sobre ele e, consequentemente, você pode refletir isso no momento de calcular preço de venda.

Como calcular preço de venda

3-como-calcular-preço-de-venda

O cálculo de precificação dos sorvetes deve se basear nos custos, na margem de lucro pretendida e nos preços praticados no mercado.  É importante ressaltar que o preço de venda costuma ser a chave do sucesso de muitos negócios. Portanto, evite utilizar fórmulas improvisadas para fixar o preço de venda!

Existem duas equações básicas para determinar o preço dos seus produtos. Para determiná-lo, você terá de encontrar um equilíbrio entre elas:

1ª – Lucro (unitário) = Preço de venda que o mercado pratica – (Custo Variável + Despesas Comerciais + Parcela de Despesa Fixa).

> Ou seja:  (L = PVm – (CV + DC + DF)

2ª – Preço de venda desejado por você = Custo Variável + Parcela de Despesa Fixa + Despesas

Comerciais + Lucro.

Ou seja: (PVd = CV + DF + DC + L)

 

Leia mais:

Como vender sorvete no inverno

Como montar uma sorveteria

Benefícios do sorvete para a saúde

 

Mas qual é a diferença entre essas equações?

Na primeira equação, o preço é fixado pelo mercado e, se você praticá-lo, pode ter dificuldades para cobrir as despesas fixas, além dos custos variáveis, das despesas comerciais e ainda acumular lucro.

Para acompanhar o preço imposto pelo mercado, é preciso manter as despesas fixas reduzidas. Somente assim será possível obter lucro, pois, se o preço for menor que os gastos não haverá lucro. A pior parte é que você dificilmente conseguirá aumentar o preço dos produtos, porque o mercado não aceitará. A melhor alternativa, neste caso, será baixar os custos e as despesas.

 

Para que isso não ocorra, procure mentalizar a fórmula “PV – CV – DF – DC = Lucro”. 

 

Concluindo 

Como colocar preço nos produtos

Com o preço de venda definido, é interessante fazer uma comparação entre o seu preço de venda e o preço cobrado pelos seus concorrentes. Assim você perceberá se a sua empresa está dentro da competição no mercado e se é preciso baixar ou até mesmo aumentar a margem de lucro.

Existem empresas que não se destacam pela qualidade de seus produtos e acabam cobrando um valor muito abaixo do praticado pelo mercado para saírem na frente da concorrência. Mas este é um erro terrível! A longo prazo, a maioria dessas empresas fecha as portas, já que não é possível funcionar carregando prejuízos a longo prazo.

O segredo é sempre oferecer produtos de qualidade com preço justo.

Então, ficou mais fácil colocar preço nos produtos da sua sorveteria? Caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer uma sugestão a respeito deste conteúdo, entre em contato conosco através da nossa central de atendimento.

 

Até a próxima!

Leia Mais:

Quer receber todas
as nossas novidades?

Então assine nossa newsletter.

Quer receber todas
as nossas novidades?

Então assine nossa newsletter.

MENU

Home / Blog / Como colocar preço nos produtos da sua sorveteria?