Home / Blog / Pudim de sorvete: receita especial

Blog

1-pudim-de-sorvete

Pudim de sorvete: receita especial

5 de janeiro de 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...

Quem inventou o pudim, no final da idade média, em Portugal, jamais imaginaria o sucesso que esse doce faria nos dias de hoje. Com inúmeras variações da receita, que pode ser de leite condensado, pão velho, sonho de valsa, maria-mole e até mesmo de pudim de sorvete, não há quem resista há uma fatia desse doce cremoso, regado por uma calda docinha de açúcar caramelizado.

Também chamado de torta de sorvete, o grande diferencial do pudim de sorvete está no creme gelado e na calda de chocolate. Diferente do que acontece com o pudim convencional, que deve ser assado no forno, o segredo do preparo está em levar o doce ao freezer para congelar.

Os ingredientes utilizados para o preparo da receita são simples e cabem no seu orçamento. Depois de pronto, esse doce com certeza vai surpreender toda a família, em reuniões familiares, festas e outras ocasiões especiais, tanto pelo sabor quanto pela textura deliciosa.

E, apesar de se chamar pudim de sorvete, o mais engraçado é que a receita não leva sorvete. Desta forma, o custo para prepara-la torna-se bem mais acessível. Além disso, você pode substituir o leite, o creme de leite e o leite condensado por versões sem lactose, caso tenha restrições alimentares. O resultado e o sabor ficam deliciosamente iguais.

 

Leia Mais:

 

Vamos à receita!

Pudim de sorvete

3-pudim-de-sorvete

 

Para preparar essa delícia especial você terá de separar os ingredientes para a massa e para a calda:

Ingredientes da massa

– 4 ovos (separe as claras das gemas);

– 1 lata de leite condensado;

– 1 lata de leite (use a embalagem do leite condensado como medida);

– 1 lata de creme de leite;

– 5 colheres de açúcar.

Ingredientes da calda

2-pudim-de-sorvete-ingredientes

– 1 xícara de açúcar;

– Chocolate em pó;

– 9 colheres (sopa) de água.

Modo de preparo

No liquidificador, coloque as gemas, o leite condensado, o leite e bata bem, por cerca de dois minutos. Coloque o creme obtido em uma panela e, no fogão, mexa até cozinhar e engrossar a mistura. Reserve e deixe esfriar.

Bata as claras em neve na batedeira e, quando estiverem bem consistentes, acrescente o açúcar e o creme de leite sem soro. Mexa delicadamente a mistura, até obter um creme homogêneo. Depois, junte os dois cremes e misture bem.

Agora é preciso preparar a calda. Comece derretendo o açúcar em uma panela no fogo baixo, até caramelizar. Em seguida, acrescente a água e o chocolate em pó. Mexa bem os ingredientes em fogo baixo, para que eles não grudem ou queimem na panela.

Para variar a receita, também é possível preparar uma calda simples de açúcar queimado. O resultado também fica delicioso.

Despeje a preencha uma forma de pudim com a calda. Por fim, coloque o creme do pudim de sorvete na forma e leve ao congelador.

Chegamos à parte mais difícil da receita. Depois de levar para congelar, o pudim precisa ficar descansando por seis horas, para ficar bem firme.

Passado todo esse tempo, é chegado o momento de desenformar. Para facilitar, aqueça um pouco o fundo da forma. Desta maneira, o caramelo irá derreter levemente e o pudim sairá com mais facilidade.

Coloque o pudim de sorvete em um recipiente redondo e raso e capriche na decoração com mais calda de chocolate. Você também pode incrementar a receita com pedacinhos de castanhas, nozes ou amêndoas.

O rendimento da receita é de 20 porções e ela fica pronta em 50 minutos.  Mas, lembre-se de prepara-la um dia antes, já que o pudim precisa de 6 horas de descanso no congelador para ficar bem firme, como um sorvete.

 

Que tal aproveitar as férias para preparar esse pudim de sorvete delicioso? Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco!

Até a próxima! <3

Leia Mais:

Quer receber todas
as nossas novidades?

Então assine nossa newsletter.

Quer receber todas
as nossas novidades?

Então assine nossa newsletter.

MENU

Home / Blog / Pudim de sorvete: receita especial