Aprenda a fazer sorvete sem lactose

Toda hora é uma boa hora pra tomar sorvete! Mas pra quem tem intolerância à lactose, não é tão simples assim, já que o ingrediente base para a fabricação de quase todos os sorvetes é o leite.

Para que você não se prive dessa delicia e consiga aproveitar de toda a sua cremosidade e refrescância, separamos algumas receitas de sorvete sem lactose, com textura incrivelmente macia, que derrete na boca e que você pode fazer em casa. Só provando pra entender!

Ingredientes e processos essenciais

Para o preparo de um sorvete caseiro zero lactose, são necessários alguns ingredientes especiais, que fazem toda a diferença no resultado. Além disso, o preparo de algumas receitas requer processos específicos que, na maioria das vezes, resultará no produto pronto somente no dia posterior ao início da receita.

Leite de coco e outras gorduras

O leite de coco se assemelha, de certa forma, ao creme de leite usado nas receitas tradicionais, por isso é um ingrediente essencial devido ao seu alto teor de gordura. Além dele, ainda pode ser usado o óleo de canola, que mantém a textura mais cremosa e não deixa sabor residual.

Açúcar

Sorvete sem lactose é doce, por isso precisa de açúcar. Mas você pode substitui-lo por mel, agave, melado de cana e creme de tâmaras. O creme de tâmaras dá volume para a mistura e deixa um sabor doce muito suave.

Além disso, a tâmara possui baixo índice glicêmico. O único ponto negativo é sua coloração escura que pode interferir na aparência de sorvetes claros, como é o caso do sabor de creme.

Espessante e Emulsificante

Pode ser que a textura do seu sorvete não fique tão consistente quanto a imaginada. Por isso, você pode acrescentar amido de milho à receita, para deixar a mistura mais encorpada.

Também é preciso de algum emulsificante na mistura, caso haja a presença de líquidos de densidades diferentes, para deixar a massa do sorvete mais homogênea e aerada, evitando a formação dos cristais de gelo. Para isso, você pode usar a gema do ovo, que é um emulsificante natural.

Sabor

Baunilha em fava

Depois dos ingredientes de base, é preciso escolher o ingrediente que dará sabor ao sorvete sem lactose. A baunilha em fava é muito utilizada, assim como a essência de baunilha, mas você também pode adicionar frutas, nozes, castanhas e chocolate.

Lembre-se que frutas com pouca água e muita massa, como a banana, são excelentes opções para deixar o sorvete mais cremoso.

Preparação

Deixar o sorvete sem lactose caseiro com uma consistência igual a da sorveteria exige alguns cuidados. Primeiro, é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Depois, é necessário deixar a mistura descansar por 10 minutos, para então batê-la até que fique consistente.

Após isso, o sorvete fica no congelador por duas horas, ou até que a parte de cima comece a endurecer. Retire então o sorvete da geladeira e bata novamente. Depois de bater, volte a mistura à geladeira. Repita esse processo três vezes (três batidas ao total) e pronto.

Se não tiver batedeira em casa, uma opção que funciona bem é colocar o recipiente com a massa do sorvete dentro de uma vasilha com bastante gelo misturar a massa por 20 a 30 minutos, até ela adquirir consistência firme. Depois basta levar à geladeira por duas horas e repetir cerca de 3 vezes o processo descrito acima.

Essa preparação é a base para o preparo de todo sorvete caseiro e você utilizará nas receitas descritas a seguir.

Sorvete de Creme

Para o sorvete de creme você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado de soja
  • 2 caixas de creme de soja
  • 3 gotas de essência de baunilha

 

Coloque a lata de leite condensado em uma panela de pressão, cozinhe durante 40 minutos, espere esfriar, abra a lata e misture o conteúdo com o creme e a baunilha. Depois, siga as instruções descritas na preparação. Para cozinhar o leite condensado na panela de pressão, coloque a lata de pé, sem o rótulo, no meio da panela.

Coloque água até que ela fique 2 dedos acima da lata, feche a panela, coloque no fogo e comece a contar o tempo de cozimento após a panela de pressão começar a chiar.

Sorvete de Chocolate

Para preparar o sorvete de chocolate sem lactose você precisará de 100 g de um chocolate amargo que seja igualmente sem leite. Além disso, separe:

  • 6 gemas
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 200 ml de creme de soja

 

Misture as gemas com o açúcar até que virem uma gemada. Coloque uma panela em banho-maria. Adicione a gemada e junte a panela o leite de coco e o chocolate picado. Deixe em fogo baixo e vá misturando até que o chocolate derreta completamente. Espere o sorvete sem lactose esfriar e reserve.

Coloque a mistura de chocolate em uma batedeira e vá adicionando o creme de soja lentamente, batendo devagar. Depois, leve o sorvete ao congelador e siga as instruções da preparação.

Sorvete de morango

Para preparar um delicioso sorvete de morango sem lactose, você precisa de 2 copos de morangos congelados, além de:

  • 2 copos de leite de coco
  • 1/3 de copo de mel

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem homogêneos. Depois, coloque a mistura em um recipiente e siga as instruções do preparo.

Sorvete de banana

Essa é a receita mais simples da lista! Para prepará-la você só precisa de:

  • 4 a 5 bananas bem maduras, descascadas e congeladas.

 

Coloque as bananas congeladas no processador e bata até virar um creme. Apenas tome cuidado para não bater muito, porque o atrito do processador vai começar a derreter o sorvete. Depois disso você já pode servir ou ainda congelar por mais dois ou três dias.

Esta receita também pode servir de base para várias outras, como sorvete de morango, chocolate, amendoim e uvas passas. Para isso, basta adicionar, no momento de colocar as bananas no processador, alguns morangos congelados, cacau em pó, pasta de amendoim ou um punhado de uvas passas, dependendo do sabor escolhido.

Calda de frutas

Para deixar o sorvete sem lactose ainda mais saboroso, você pode preparar uma calda de frutas em casa. Com um punhado da fruta da sua preferência, açúcar e um pouco de água cozinhando em uma panela, você obtém uma calda doce e cremosa, pra comer sem culpa.

Picolé de paçoca

Delicioso, cremoso e super simples de fazer, o picolé de paçoca do Blog Borboletando é o bônus dessa lista. Dá água na boca só de olhar! Para prepará-lo você vai precisar de:

  • 200 ml de leite de coco tradicional (ou 1 garrafinha)
  • 3 colheres de sopa de pasta integral de amendoim
  • 1/3 xícara de café de calda de agave ou 1 xícara de café de outro açúcar
  • 1 a 2 paçocas

 

Primeiro, despeje o leite de coco em um recipiente e coloque-o no congelador até ficar bem gelado, por mais ou menos 1 hora. Depois, coloque o leite de coco no processador (ou batedeira) e bata por 10 minutos, ou até ficar com uma textura mais grossa, semelhante ao chantilly.

Quando estiver com esta textura, acrescente a pasta de amendoim e a calda de agave ou açúcar. Deixe bater por mais alguns minutos até que a mistura fique bem cremosa. Depois, acrescente as paçocas picadas à mistura e despeje em forminhas de picolé. Aguarde pelo menos 3 horas, desenforme e pronto!

Sorvete sem lactose Maroma

Todas essas receitas são incrivelmente simples de preparar e os ingredientes podem ser facilmente encontrados em supermercados ou lojas de produtos naturais. Mas pode ser que você não tenha tempo de prepará-las ou então foi pego de surpresa e terá de pensar em alguma sobremesa rápida.

Nesses momentos e em todos os outros, você pode contar com uma linha deliciosa da Maroma repleta de sorvetes zero lactose, prontinhos para consumir:

Viu só? Não é preciso se privar dos sabores que a gente gosta por conta das restrições alimentares!

Qual das receitas de sorvete sem lactose você gostou mais? Conta pra gente!