Como conservar o sorvete no freezer?

Como conservar o sorvete no freezer?

Ao armazenar o sorvete, é preciso lembrar que este produto não funciona como outras mercadorias que vão para o freezer. Afinal, o objetivo dele não é congelar, mas manter uma consistência firme e cremosa.

Assim, é preciso estar atento a fatores como a temperatura, a condição da embalagem, o posicionamento no freezer, etc. Confira as dicas abaixo:

Cuidado com a temperatura

Em primeiro lugar, o sorvete deve ser armazenado entre –18 °C e –20 °C. Pois, abaixo dessa temperatura ele irá amolecer e acima irá congelar. Dessa forma, com essa temperatura, os sorvetes podem ser guardados tanto em freezers profissionais, quanto domésticos, sem ter sua qualidade comprometida.

Mantenha o pote bem fechado

Outra forma de conservar o sorvete é manter o pote dele bem fechado para não haver entrada de ar. Afinal, isso pode interferir na aparência e na textura do produto.

Logo, nada de sorvete sem tampa no congelador. Ou, ainda, tampas quebradas ou mal encaixadas.  Além disso, caso haja necessidade de trocar de pote, é preciso escolher recipientes específicos para armazenar esse produto, feitos com materiais que suportam o frio do refrigerador.

Não faça buracos no sorvete

Com a formação de buracos, a textura da massa tende a ficar com cristais de gelo. O sorvete deve ser pego em camadas, de maneira uniforme. Caso haja buracos, é possível cobri-los espalhando a massa.

Como conservar o sorvete no freezer?

Tire o excesso de gelo do freezer

É preciso deixar o congelador limpo. Isso porque o excesso de gelo compromete a refrigeração do espaço e, consequentemente, a qualidade do produto.

Evite descongelar e congelar de novo

Um sorvete descongelado nunca voltará à sua textura original. Dessa forma, é preciso evitar que a massa derreta. É preciso que ele seja armazenado corretamente até a hora que for servido.

No entanto, se for necessário retirá-lo do freezer, ele não pode ficar mais do que 30 minutos longe do refrigerador.

Mantenha o sorvete no fundo do freezer

Colocar o sorvete no fundo do congelador é eficaz pois permite que o produto não sofra com a temperatura externa, pois é muito comum abrir e fechar a porta do freezer diversas vezes. Com essa ação, o calor de fora interfere no frio de dentro, o que deve ser evitado.

Assim, posicionando o pote mais para trás, ele fica protegido e isso garante a conservação da textura e qualidade do produto.

Fonte: https://snowfruit.com.br/dicas/como-conservar-sorvete-no-freezer/