13 sabores de sorvete para agradar todo mundo

Criado há mais de 3 mil anos, o sorvete é uma sobremesa gelada que derrete o coração das pessoas ao redor do mundo, com toda a sua doçura e cremosidade. A base para a fabricação dessa delícia pode ser o leite ou a água, mas os sabores de picolés e sorvetes são infinitos.

Todo mundo tem o seu favorito e um estudo realizado pela Euromonitor, apontou os sabores de sorvetes que mais aparecem na lista dos consumidores. Reunimos os principais aqui, junto com os outros sorvetes que são tradicionais em diversos países. Prepare-se para ficar com água na boca! 

1. Sorvete de chocolate

sorvete de chocolate é o mais tradicional dos sabores e também o mais consumido no mundo, (28,8% da população) de acordo com dados do Euromonitor. E não é pra menos. Você já viu alguém triste tomando sorvete de chocolate?

Além de ser altamente energético, ele contém uma substância chamada feniletinamina, que é capaz de diminuir o cansaço. O sorvete de chocolate ainda estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados, ajudando a combater a depressão, a hipertensão e até o stress.

2. Sorvete de baunilha

O sorvete de baunilha é o segundo sabor mais consumido, ainda segundo dados do Euromonitor. Erroneamente, esse sabor é constantemente confundido com o de creme, por conta da semelhança entre os dois. No entanto, apesar de serem popularmente aceitos como o mesmo tipo de sorvete, os dois sabores possuem formulações diferentes.

O sorvete de baunilha não possui manteiga de leite e leva extrato de baunilha em sua composição, em uma dose significativamente grande, o que confere a ele um sabor bem característico.

3. Sorvete de morango

sorvete de morango pode ser facilmente encontrado em todas as sorveterias do mundo, já que é um dos sabores mais tradicionais desta sobremesa gelada. Além de delicioso, o sorvete leva em sua composição, diversas características nutricionais da fruta, que é rica em antioxidantes, vitamina A, C e do complexo B, além de flavonoides, ácido fólico, cálcio e potássio.

De acordo com um estudo encomendado pela Baskin Robbins, uma marca de sorvete famosa nos Estados Unidos, feito com participantes de idade entre 18 e 65 anos, as pessoas que tem o sabor morango como seu favorito tendem a ser mais delicadas e tolerantes. Além disso, é possível que essas pessoas sejam muito mais introvertidas do que as que preferem um sorvete sabor chocolate, por exemplo.

4. Sorvete de creme

Além de ser a base para o preparo de quase todos os outros sorvetes, o sorvete de creme é perfeito para montar as receitas mais incríveis, da sobremesa ao lanche da tarde, como uma torta de maçã quentinha ou um Petit Gateau bem cremoso.

Diferente do sorvete de baunilha, o sorvete de creme é formulado com manteiga de leite e aromatizantes, inclusive o de baunilha. Além disso, o sorvete de creme costuma ser mais amarelo ou amarelado, diferente do sorvete de baunilha, que costuma ser mais branco.

5. Sorvete de coco

O fruto do coqueiro é a terceira fruta mais consumida no Brasil, rica em sais minerais, como potássio e fósforo, proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo e fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. O sorvete de coco é um dos mais consumidos pelos brasileiros, que apreciam toda a textura e cremosidade características do sorvete de coco.

6. Sorvete de passas

Esse é o sabor que mais divide opiniões. Metade da população ama e a outra metade odeia, simples assim e sem muitos meios termos. A uva passa é um fruto seco de textura muito suave e carnosa, totalmente energético, que fortalece o sistema nervoso, trata a prisão de ventre, fortalece a visão e ainda remineraliza os ossos.

A receita mais tradicional de sorvete de uva passa, originalmente criado pelo chef David Lebovitz, leva rum, uma bebida feito com o caldo cozido da cana, o melaço, um subproduto do processo de produção do açúcar.

7. Sorvete de maracujá

Doce, azedinho e incrivelmente saboroso, o sorvete de maracujá é um daqueles sabores que acabam rapidinho no buffet da sorveteria. Feito com a polpa do maracujá, o sorvete costuma preservar todas as características originais da fruta, que é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como ferro, sódio, cálcio e fósforo.

8. Sorvete de chá verde

No Japão, um dos sorvetes mais apreciados é aquele que combinou o sorvete favorito dos americanos com um sabor local, o chá verde, rico em antioxidantes, diurético e que ainda ajuda a diminuir o colesterol.

9. Sorvete de doce de leite

Na Argentina, o gelado de doce de leite é um dos sabores mais amados do país. Feito com a sobremesa tradicional de vários países da América Latina, o sorvete de doce de leite, geralmente feito ao se ferver o leite com o açúcar, é cremoso, rico e servido em uma deliciosa casquinha crocante.

10. Sorvete de milho

Fonte de cálcio, fibras, vitaminas A, B, ferro, potássio, fósforo e celulose, o sorvete de milho é um sorvete com sabor do nordeste, uma iguaria típica das festas juninas, com um toque caseiro de sobremesa feita em casa, para ser aproveitada o ano todo!

11. Sorvete de açaí

Rico em fibras, o sorvete de açaí é perfeito para aumentar o gasto calórico e melhorar a disposição física. Ao consumi-lo, a sensação de saciedade aumenta e a vontade de continuar comendo, assim como o peso de quem o consome, diminui.

12. Sorvete de halva

Para apreciar um autêntico sorvete israelense, basta pedir um halva gelado. O sorvete de halva é feito do esmagamento das sementes de gergelim em uma pasta de mel, que parece o ingrediente ideal para o sorvete.

13. Sorvete dondurma

Na Turquia, o sorvete tradicional mais apreciado é conhecido como dondurma. Ele é conhecido por seu aspecto super elástico. Ao coloca-lo na boca, ele tem uma textura firme e mastigável, que vai ficando cremosa e derretida com o tempo.

Sabores de sorvetes estranhos

 

Mas nem tudo são flores no mundo mágico das sobremesas geladas. Existem inúmeros sorvetes de sabores exóticos que são, por mais impossível que isso pareça, apreciados por inúmeras pessoas ao redor do mundo, como é o caso do sorvete de bacon.

Sorvete de bacon

Também criado em um experimento do chef de cozinha americano David Lebovitz, o sabor exótico do sorvete de bacon é proveniente da cristalização de tiras de bacon em açúcar mascavo, que depois são misturadas com canela, baunilha e um pouco de rum escuro.

Sorvete de alho

No Festival do Alho, realizado em Saugerties, Nova York, a fila é grande para saborear o sorvete de alho. Este sabor inusitado é uma combinação de mel, que ajuda a dar ênfase ao sabor natural doce do alho. Além disso, o sorvete é comumente servido como um molho que acompanha carnes e outros pratos.

Sorvete de tomate e de cenoura

Disponível apenas no Japão, os sorvetes de tomate e de cenoura fazem parte da Linha Spoon Vege, da americana Häagen-Dazs. O sorvete de tomate é feito com suco de cereja e pasta de tomate. Já o sorvete de cenoura e laranja contém suco concentrado do legume e da fruta, além de polpa e casca de laranja.

Sorvete de carne de cavalo

Este é sem dúvida um dos sorvetes mais estranhos do mundo. Produzido no Japão, país conhecido por seus sabores exóticos, o sabor do Basashi Ice resulta da combinação do tradicional sorvete de baunilha com pedaços de carne crua de cavalo.

Sorvete que brilha no escuro

A partir da luminescência de águas-vivas, uma sorveteria australiana, a 196 Below, criou uma linha de sorvetes que brilham no escuro. Os Neon Nitro, como são chamados os sorvetes que brilham no escuro, são todos veganos e sem leite, disponíveis nos sabores manga com maracujá, lima e redskin (um chocolate típico com coco e baunilha).

Durante o preparo, é adicionado à massa do sorvete um corante liquido que reage a radiação UV, aprovado pela associação responsável na Austrália.

E então? Qual o seu sabor favorito de sorvete? Teria coragem de provar um destes sabores estranhos? Deixe o seu comentário!
Até a próxima!