Descubra os benefícios da Açaí

De sabor inigualável, o açaí, fruto do açaizeiro, é uma fruta tipicamente brasileira que cresce na floresta tropical Amazônica. Além de ser altamente versátil, o açaí é uma frutinha roxa que faz muito bem para a saúde e, por este motivo, é possível entender os benefícios do açaí e a popularização do açaí no mundo fitness.

Onde é encontrado o Açaí

Encontrado também em alguns países da América do Sul, como Equador, Venezuela, Guianas e Colômbia, o açaizeiro é igualmente conhecido como Juçara, de onde se extrai o palmito Juçara, muito apreciado pelo brasil.

Permeado por lendas Amazônicas, o nome dessa fruta vem do Tupi, “ïwasa’i” que, traduzido para o português, significa árvore que chora, ou árvore que expele água. Conta a lenda que a índia chamada Iaçá, perdeu sua filha por conta da falta de alimentos que assolava a tribo.

Ao chorar sobre o local onde estava enterrada a criança, suas lágrimas deram origem à uma palmeira que fornecia frutinhas roxas. Essas frutas receberam o nome de açaí, que é Iaçá lido de traz para a frente.

Popularização da fruta

Até a década de 80, o açaí era conhecido e consumido apenas na região norte, onde faz parte da alimentação e da cultura da população local. Após os anos 2000, por ser uma excelente fonte de energia, a fruta deixou de ser consumido na praia e foi para as academias de ginástica de todo o país, sendo associado a uma alimentação saudável e poderosa fonte de energiagraças aos benefícios do açaí.

Como consumir o açaí?

No norte do país, o açaí é considerado um prato salgado, sendo consumido com a polpa da fruta fria, acrescido de farinha ou caldo de peixe. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, o açaí é consumido gelado com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

No restante do país, a fruta é consumida de forma doce, podendo ser encontrado em sucos, na tigela, misturado com cereais, leite condensado, outras frutas e até mesmo sorvetes.

Independente da forma de consumo, o açaí traz inúmeros benefícios ao corpo. Mas, como todo alimento, essa frutinha também pode apresentar malefícios à saúde.

Benefícios do açaí

 

Sabe aquela ideia de que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração?  No açaí, esse benefício é 33 vezes maior, por conta da grande quantidade de antocianina, um potente corante natural que dá a cor roxa à uva e ao açaí.

Rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, o açaí também é ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e repor, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Com mais propriedades antioxidantes do que a uva, o açaí ainda ajuda a combater o mal colesterol, melhorando a circulação sanguínea, combatendo problemas cardíacos, o envelhecimento precoce.

A fruta também ajuda a prevenir e combater o câncer, por possuir ácido oleico, que retarda o desenvolvimento de tumores e contribui na destruição das células cancerígenas.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. A fruta também possui grandes quantidades de ferro, que previnem e combatem a anemia.

Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, além de ser deliciosa, a frutinha ajuda nas dietas.

Malefícios do açaí

Quando consumido em excesso, todos os efeitos positivos desse fruto são substituídos por efeitos negativos, principalmente quando acompanhado de elevados graus de sedentarismo.

Por conta da enorme quantidade de carboidratos que possui, o açaí não deve ser consumido por pessoas diabéticas. Seu consumo acarreta no desenvolvimento da hiperglicemia, que é o aumento da taxa glicêmica no sangue.

Para se ter uma ideia, quando consumido in natura, sem complementos de xaropes, granola, leite condensado, sorvete, paçoca, etc., o açaí representa uma média de 6% do consumo diário recomendado de calorias, o equivalente a uma das refeições do dia.

Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, quando consumidos de maneira correta, não causam preocupação. Por este motivo, o ideal não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Açaí engorda?

Quando consumido in natura, junto de uma alimentação saudável aliada à prática de algum exercício físico, o açaí pode auxiliar no emagrecimento, substituindo uma única refeição.

No entanto, por ser extremamente calórico, o açaí deve ser consumido com moderação, já que metade da composição de sua polpa são gorduras. A maior parte delas é do tipo poli-insaturado, que faz bem ao coração, mas não engorda menos.

Sorvete de açaí

Feito à base de açaí puro, 100% natural, o Sorvete de Açaí da Maroma contém nutrientes importantes para o funcionamento do organismo entre eles ferro, vitaminas e proteínas, sendo também uma excelente fonte de energia para o corpo. Confira nossa Linha Frutoos:

Creme de açaí com sorvete de creme

Além do sorvete de açaí, o produto pode ser consumido junto de outros sabores de sorvete. Como é o caso da receita eu mostraremos a seguir:

Ingredientes:

  • 200 g de açaí pronto para consumo
  • 100 ml de água
  • 5 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo:

Para preparar o creme, deixe o açaí fora do congelador por 20 minutos. Em seguida bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Para servir, acrescente granola e banana picada, ou algum outro ingrediente de sua preferência.

Vitamina de açaí

Esta receita é ideal para quem faz musculação e outros exercícios de grande impacto e precisa de um consumo maior de calorias.

Ingredientes:

  • 1 polpa pequena de açaí
  • 1 banana picada
  • 1 maçã picada
  • 250 ml de leite integral
  • ½ cenoura picada
  • 2 colheres (sopa) de granola
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • 1 colher (chá) de pó de guaraná
  • ou 1 colher (sopa) de xarope de guaraná

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma. Vale ressaltar que, quem está preocupado com a balança, deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 ml por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta, sem ingredientes extras.

Agora que você já compreendeu os benefícios do açaí e a popularização da fruta no mundo fitness, que tal aproveitar, sem exageros, uma tigela dessa delícia, bem geladinha?

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira fazer alguma sugestão, por favor, entre em contato conosco.

Até a próxima!