Mitos e Verdades sobre o Sorvete

Mitos e Verdades sobre o Sorvete.

Descubra abaixo alguns mitos e verdades sobre o sorvete:

Tomar sorvete em dias frios causa gripe e resfriado.

Mito – O que faz alguém ficar gripado é a presença do vírus ou da bactéria no organismo. Na Europa o consumo de sorvete se mantém em todas as estações do ano, mesmo no inverno.

O sorvete é contraindicado quando estamos gripados ou com dor de garganta.

Verdade – O gelado provoca constrição dos vasos da faringe e da laringe, reduzindo o fluxo de sangue na região. Isso pode aumentar a proliferação de bactérias e causar irritação na garganta.

Não se deve tomar sorvete quando se está fazendo dieta.

Mito – Sorvetes de frutas, em geral de baixas calorias, são permitidos em dietas para redução de peso, sempre com moderação.

Sorvete é proibido para diabéticos.

Mito – Os diabéticos podem consumir sorvetes dietéticos (sem açúcar), sem exagerar na dose.

Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa.

Verdade – Os picolés, geralmente à base de frutas, são menos calóricos que os sorvetes cremosos, à base de leite e creme de leite.

O sorvete pode substituir uma refeição.

Verdade – A delícia gelada tem alto valor nutritivo. A grande quantidade de leite envolvida em sua composição faz do sorvete excelente fonte de cálcio e proteínas, podendo substituir uma refeição. O ideal, porém, é consumi-lo como sobremesa.

Certos tratamentos médicos e cirúrgicos até recomendam o consumo de sorvete.

Verdade – Em tratamentos quimioterápicos, extração de dente ou em cirurgia para retirada de amídalas, o consumo de sorvetes é recomendado. Além do valor nutritivo, o sorvete age como vasoconstritor, ou seja, estreita as artérias, ajudando a evitar sangramentos.

Fonte: http://www.plazablog.com.br/destaque/sorvetes-mitos-e-verdades/