Origem das Sobremesas com Sorvete mais Famosas

Você conhece a origem das Sobremesas com Sorvete mais Famosas?

Descubra nesse post:

VACA PRETA

Conta a história, que ela teve sua origem na Filadélfia no ano de 1984, pelas mãos de Robert McCay Green. Ele acabou ficando sem gelo para colocar nas bebidas aromatizadas que vendia e acabou utilizando sorvete como substituto.  Depois disso, a bebida virou febre, principalmente entre os adolescentes americanos.

O nome “Vaca Preta” foi dado de acordo com os ingredientes utilizados. “Vaca” é uma referência ao leite utilizado no sorvete, e “Preta” é a coloração de um refrigerante de cola, usado em seu preparo.

A combinação do sorvete com o refrigerante foi tão aceita que acabou originando diversas derivações. A VACA AMARELA, que traz o sorvete acompanhado pelo refrigerante sabor laranja, a VACA BRANCA que utiliza o refrigerante sabor limão, entre outros.

BANANA SPLIT

Ela foi criada em 1904, nos Estados Unidos, por um farmacêutico chamado David Strickler, que teve a ideia de cortar a banana no meio e colocar três bolas de sorvete por cima. Ele era um aprendiz de farmácia que na época, tinha 23 anos de idade e vivia na cidade de Latrobe, na Pennsylvania, e tinha o hábito de frequentar uma lanchonete próxima ao seu trabalho. Lá, ele costumava inventar os seus próprios pedidos de Sundaes, incrementando-os com diferentes ingredientes.

A invenção do rapaz ficou tão boa e fez tanto sucesso que em pouco tempo foi colocada no cardápio da lanchonete, e, tempos depois, espalhou-se pelo mundo.

MILK-SHAKE

O termo milk-shake foi registrado pela primeira vez em 1885. Mas, diferente da mistura com sorvete que conhecemos, naquela época era uma bebida alcoólica, com whiskey e ovos, servida como tônico.

Uma invenção foi essencial para transformar o sorvete em um milk-shake: o liquidificador elétrico. Antes de sua criação, a bebida era uma mistura de gelo batido com leite, açúcar e saborizadores. O milk-shake ganhou uma textura mais parecida com a que temos hoje quando a companhia de fabricação de eletrodomésticos centenária Hamilton Beach criou um batedor chamado Cyclone Drink Mixer, com o motor no topo. Esse design continua sendo um dos mais populares na produção de milk-shakes, que a partir de então ficaram mais aerados e espumosos.

Na década de 1950, os milk-shakes se espalharam pelo mundo, chegando a países como o Reino Unido e a Austrália, e, posteriormente, ao Brasil.

SUNDAE

Não se sabe exatamente de onde veio o nome, mas acredita-se que seja por causa do “Sunday”, que significa domingo em inglês — internacionalmente o dia do descanso.

Há muitas histórias que contam o nascimento da sobremesa, mas como o nome, sua origem também é um mistério. A mais aceita conta que no final dos 1800 a Vaca Preta (sorvete com refrigerante) foi proibida em Illinois nos domingos. A proibição era parte das chamadas “blue laws”: leis que proíbem algumas atividades nos domingos por motivos religiosos. Para suprir a falta do doce tão popular entre os clientes, os estabelecimentos  inventaram o Sundae, que seria uma vaca preta sem o refrigerante.

Mas várias cidades dizem ter inventado o Sundae: Plainfield, Illinois; New Orleans, Louisiana; Cleveland, Ohio e até Nova York. Como sorvete e calda casam muito bem, certamente várias pessoas tiveram essa ideia ao longo dos anos, mas quem criou o Sundae no cardápio ficou perdido na história.