Sorvete sem restrição: Produtos Zero Açúcar e Zero Lactose

Sorvete sem restrição: Produtos Zero Açúcar e Zero Lactose

A intolerância à lactose e a diabetes são duas condições que acometem milhões de brasileiros e os impedem de aproveitar algumas das coisas mais gostosas da vida. Mas não é preciso desanimar! As inovações tecnológicas atuais já possibilitaram a criação de produtos zero açúcar e zero lactose em sua composição.

Com isso, alimentos que antes eram considerados proibidos, como é o caso do sorvete, receberam reformulações em suas receitas, para que todos possam aproveita-los sem restrições.

No entanto, antes de conhecer as soluções, é preciso desvendar os mistérios de cada um desses problemas.

O que é lactose?

A lactose é um hidrato de carbono (açúcar) que está presente no leite, por isso também é conhecida com o nome de açúcar do leite.

A intolerância à lactose é a incapacidade, parcial ou total, de digerir a lactose, o açúcar do leite. Essa intolerância é causada pela deficiência ou ausência da enzima lactase, produzida no intestino delgado para decompor e absorver o açúcar.

Cerca de 70% dos brasileiros tem intolerância à lactose, no entanto, 60% dessas pessoas não sabem disso.

A ocorrência mais comum é a deficiência primária. Ela ocorre após os 4 anos de idade e pode se apresentar de forma temporária ou permanente.

Sintomas de intolerância a lactose

Quando é consumida por pessoas com intolerância, a lactose chega intacta ao intestino, onde sofrerá ação de bactérias, provocando desconfortos intestinais. A intensidade varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser amenos.

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de 30 minutos a 2 horas depois da ingestão de alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão dor abdominal, distensão intestinal, ruídos estomacais, flatulência, náusea, vômitos, diarreia e constipação.

Existe leite sem lactose?

Por conta deste panorama, o leite sem lactose, ou com pequenas quantidades de lactose em sua composição, tem se tornado uma opção cada vez mais comum na mesa dos brasileiros. Mas, ao contrário do que se pensa, a lactose não é retirada dos produtos lácteos para ser consumida por quem tem intolerância.

Na realidade, ela passa por um processo de hidrólise, onde as moléculas do açúcar do leite são quebradas em duas outras moléculas menores, glicose e galactose, com a adição da enzima lactase. Desta maneira, o leite apresenta uma melhora em sua digestibilidade, sem perder as características sensoriais e nutricionais que o fazem um alimento tão completo.

Por apresentar a enzima que é responsável por metabolizar o açúcar, o leite sem lactose, quando comparado ao leite comum, possui um sabor levemente mais adocicado.

Além do leite “sem lactose”, existe no mercado uma série de leites de origem vegetal, como o leite de coco, de arroz e de soja, que podem ser consumidos de maneira segura por quem possui restrições.

Produtos sem lactose

Apesar de causar mal aos intolerantes à lactose, o leite e seus derivados não devem ser completamente eliminados da dieta. Eles são a principal fonte de cálcio e podem ajudar a evitar problemas graves como a osteoporose.

Para consumir produtos lácteos sem preocupação, também é possível tomar uma série de medidas. Você pode, por exemplo, misturar os lácteos com outros alimentos sólidos, como cereais e frutas. Eles ajudam a reduzir a velocidade de digestão e contribuem para dar mais tempo ao corpo para digerir a lactose.

Sorvete sem lactose

Pensando no dia a dia das pessoas com restrições a este tipo de alimento, a Maroma desenvolveu a Linha Zero Lactose. Uma linha completa de produtos sem lactose, indicados para todos os consumidores, com diferentes níveis de intolerância, preservando toda a cremosidade e sabor dos sorvetes tradicionais.

Agora que você já desvendou os mistérios da Intolerância à lactose, chegou a hora de se aprofundar em outro assunto que acomete milhares de brasileiros: a diabetes.

O que é diabetes?

A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue, devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, a hiperglicemia.

A diabetes pode ser dividida em dois tipos. A de Tipo 1 tem caráter genético. A de Tipo 2 é adquirida ao longo da vida, por conta dos maus hábitos de alimentação e sedentarismo.

Já a diabetes gestacional é caracterizada pelo aparecimento da doença durante a gestação. Este tipo de diabetes pode ser transitório ou não e, ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada.

Sintomas da diabetes

Geralmente, o paciente não apresenta sintomas no início da doença. Quando eles de fato ocorrem, incluem sede constante, urina frequente, fome, fadiga, perda de peso ou visão embaçada.

Produtos para diabéticos

Para as pessoas que possuem a diabetes, o ideal é que sejam consumidos produtos totalmente isentos de açúcar. Esses produtos, que vão desde sucos, biscoitos, até chocolates e sorvetes, costumam estampar a palavra diet no rótulo.

Mas é importante ressaltar que nem todo produto diet é isento de açúcar. A palavra indica que o alimento conta com a ausência de algum ingrediente. Por vezes pode ser o açúcar, o sal, ou até mesmo a gordura. Por este motivo, é sempre muito importante ler as informações contidas na tabela nutricional do alimento antes e consumi-lo.

Sorvete para diabéticos

Com adição de 0% de açúcar em seus sorvetes, a Maroma lançou uma linha deliciosa e totalmente segura para as pessoas que têm restrições a este ingrediente:

Receitas para diabéticos

O dia a dia de uma pessoa que convive com a diabetes é cheio de restrições. Por este motivo, existem inúmeros sites especializados, onde você encontrará receitas incríveis, práticas e saborosas, para se deliciar sem culpa. Dentre os principais, podemos citar o Diabetes.org, do Fator Diabetes e da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Viu só? A venda de produtos zero açúcar e zero lactose têm proporcionado aos consumidores desfrutarem de uma dieta cada vez mais balanceada, para aproveitar até delicias como o sorvete sem restrição.

O importante é aproveitar cada uma dessas opções com moderação. E, sempre que possível, conte com a ajuda de um especialista em nutrição.

Caso tenha ficado com alguma dúvida,não hesite em perguntar!

Até a próxima!