Você conhece a história do sorvete?

De chineses para os árabes, para a Europa e todos os continentes. Conheça a história dessa delícia que conquistou o mundo.

A gente simplesmente adora sorvete e isso não é segredo pra ninguém. A maioria das pessoas, assim como a gente, se apaixona por essa delícia gelada logo na primeira vez que experimenta e é por isso que o sorvete é tão associado a momentos de lazer e diversão, fazendo com que quase todo mundo tenha guardado uma boa lembrança de infância em que o sorvete se fazia presente. Mas você sabe como essa delícia surgiu no mundo?

A história começa com os chineses, há mais de 3 mil anos atrás, que misturavam a neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Essa técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, que mais tarde se transformariam nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

Porém, a grande revolução no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. A moda dos sorvetes, então, espalhou-se por toda a Itália e quando Catarina de Médici casou-se na França com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itália para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, as quais encantaram toda a corte.

O grande público francês, porém, só teve acesso a essas especialidades um século depois, quando Francesco Procópio abriu um café em Paris, que servia bebidas geladas e sorvetes tipo sorbet.

A partir daí não demorou muito para o sorvete conquistar toda a Europa e se espalhar pelo mundo, cruzando o oceano e chegando até os Estados Unidos, onde pela primeira vez, foi produzido em escala industrial.

Já no Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras.

Não havia, na época, como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Sendo assim, um anúncio avisava ao público a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo do dia 4 de Janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem:

“SORVETES – Todos os dias às 15 horas, na rua Direita, nº 44.”

Fonte: http://www.abis.com.br/noticias/voce-conhece-a-historia-do-sorvete/http://www.abis.com.br/institucional_historia.html