A História por trás do Sorvete de Creme

Você conhece a história por trás do Sorvete de Creme?

Vamos começar falando sobre o gênio criador desse sabor: Bernardo Buontalenti, que viveu nos anos de 1531 a 1608.

Buontalenti era cenógrafo, arquiteto, paisagista, pintor, escultor, engenheiro militar e apaixonado pela arte de cozinhar. Ingressou ainda jovem no serviço dos Médici onde permaneceu por toda sua vida, sendo responsável pela realização dos melhores banquetes dos Médici de Florença.

Um de seus banquetes mais famosos, foi realizado provavelmente no dia 05 de outubro de 1600, no “Salão de Cinquecento” do “Palazzo Vechio ( Palácio Velho)”. No qual foram servidos 25 pratos frios e 30 pratos quentes, e um dos pratos foi a criação do Mestre do Gelato, conhecido então como “Crema Fiorentina”, uma mistura de leite, mel e gema de ovos (dizem que com um toque de vinho).

Bernardo deixou sua marca registrada no mundo através da cozinha por ter sido o inventor do gelato de Creme, até hoje o mais consumido em todo o mundo. Além de ser pioneiro na invenção das máquinas para mistura de ingredientes na cozinha a uma temperatura quase congelante.

Em 1979 em ocasião de um concurso, a Gelateria Badiani de Florença, venceu o concurso apresentando a obra original de Buontalenti, o “Crema Fiorentina” e registrou a receita.

Fonte: https://www.solaretto.com.br/a-verdadeira-historia-do-sorvete-de-creme